Segunda a sexta das 7:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00 | Sábados das 7:00 às 11:00

HIRSUTISMO

Hirsutismo é o excesso de pêlos terminais (grossos, longos e pigmentados) em áreas androgênio-dependentes (face, tórax, abdome, face interna da coxa, períneo, região lombossacra e região glútea) na mulher. É causado basicamente por um excesso de andrógenos e, nos casos ditos "idiopáticos", por aumento da atividade da enzima 5 alfa-redutase, com conseqüente aumento da sensibilidade à testosterona. O excesso de andrógenos tem origem no aumento da produção ovariana ou adrenal, ou na maior disponibilidade de testosterona livre (não ligada à sua principal proteína carreadora: SHBG).
A síndrome dos ovários policísticos representa a principal causa de excesso de andrógenos ovarianos; outras causas incluem: hipertecose, tumor ovariano e luteoma gestacional. A Hiperplasia Congênita Supra-renal é a causa mais comum do excesso de andrógenos adrenal; outras causas incluem a síndrome de Cushing e o tumor adrenal.
Redução da SHBG, com conseqüente aumento de testosterona livre, ocorre na acromegalia, corticoterapia, hipotireoidismo e obesidade. Outras causas de hirsutismo: uso exógeno de andrógenos, medicamentos (ex: danazol, metirapona, progestogênios 19-norestéroides) e prolactinoma.
O quadro clínico é composto pelo aumento de pêlos, muitas vezes associado a irregularidade menstrual. Sinais de virilização (alopécia, clitoromegalia, atrofia de mama, aumento da massa muscular e alteração da voz) são indicativos de altas concentrações de andrógenos e sugerem causa tumoral.
O hiperandrogenismo pode estar associado à resistência à insulina. Na investigação, são necessários exames hormonais e de imagem direcionados aos ovários e adrenais, principalmente.Greenspan. Basic and Clinical Endocrinology. 7th edition. Cap 13. Vilar, Lúcio. Endocrinologia Clínica. 3 ed. Cap 62.


Fonte: Laboratório Álvaro